Agentes Ambientais - NR 9
O PPRA tem por objetivo a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle da ocorrência de riscos ambientais.
Segundo a redação do item 9.1.5, da NR 9, os riscos ambientais são agentes FÍSICOS, QUÍMICOS e BIOLÓGICOS existentes no ambiente de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores. Ou seja, de acordo com a redação da norma, um agente ambiental será considerado um risco ambiental, sempre que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, for capaz de causar danos à saúde dos trabalhadores.
É importante ressaltar que, quando falamos em concentração, estamos nos referindo a agentes químicos, e quando mencionamos intensidade, fazemos alusão a agentes físicos e biológicos:
Vejamos então, quais seriam esses agentes físicos, químicos e biológicos.
3.1 Agentes Físicos
Os agentes físicos são as diversas formas de energia às quais os trabalhadores podem estar expostos, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas (frio intenso, calor intenso), radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infrassom e o ultrassom. É de ressaltar que a umidade não é um agente físico, e sim, uma condição existente no ambiente de trabalho. A redação da NR 9, acertadamente, não inclui a umidade na lista de agentes físicos.
3.2 Agentes Químicos
Os agentes químicos são as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo por meio da pele ou por ingestão. Ou seja, os agentes químicos são substâncias, produtos ou compostos químicos que penetram no organismo pela inalação, ingestão ou contato com a pele.
A penetração no organismo se dará pela via respiratória, caso as substâncias, produtos ou compostos se apresentem na forma de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases e vapores. Dessa feita, não é tecnicamente correto dizer que poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases e vapores são agentes químicos, mas sim a forma como os diversos agentes químicos podem se apresentar no ambiente de trabalho, por exemplo, poeira de manganês, gerada durante atividades de extração, moagem ou transporte desse minério. Manganês é o agente químico que se apresenta na forma de poeira.
3.3 Agentes Biológicos
Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
AGENTES AMBIENTAIS
Fonte: Segurança e Saúde no Trabalho, NRs 1 a 36 Comentadas e Descomplicadas, 3a Edição Revista e Atualizada.
Mais informações relacionadas à PPRA.
Emissão de PPRA em São José dos Campos