PPRA em São José dos Campos
O PPRA é um programa de higiene ocupacional cujo objetivo é a proteção da saúde e a integridade física dos trabalhadores, a partir de medidas de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. Além da proteção das trabalhadores, o PPRA deve considerar a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
Obrigatoriedade
Todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados estão obrigados a elaborar e implementar o PPRA. Ou seja, empresas ou órgãos públicos que admitam empregados com vínculo celetista, independente do seu grau de risco e da quantidade de empregados, estão obrigados a elaborar e a implementar esse programa.
Caso a empresa tenha mais de um estabelecimento, cada um deles deverá possuir e implementar seu próprio PPRA.
Quem é responsável por executar o PPRA?
O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SEESMT da empresa ou instituição. Mas o empregador, que não é obrigado pela legislação de manter um serviço próprio, deverá contratar uma empresa ou profissional para elaborar, implementar, acompanhar e avaliar o PPRA.
Etapas de implementação do PPRA
Atividades que compõem a regulamentação do PPRA:
-
Antecipação e reconhecimento dos riscos ambientais (físicos, químicos e biológicos);
-
Planejamento das medidas de controle dos riscos;
-
Elaboração de ações preventivas;
-
Monitoramento qualitativo e quantitativo do ambiente;
-
Registro e divulgação dos dados;
-
Cronograma de execução das prioridades;
-
Desenvolvimento do documento base;
-
Documento base e relatórios anuais;
-
Laudos ergonômicos;
-
Laudos técnicos.
Cidades onde realizamos consultoria
Taubaté, Caçapava, São José dos Campos, Guararema, Santa Branca, Jacareí, Arujá, Santa Isabel, Mogi das Cruzes, Atibaia, Bragança Paulista, Igaratá, Nazaré Paulista, Mairiporã, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Campos do Jordão, Pindamonhangaba, Cruzeiro, Lorena, Cachoeira Paulista, Queluz e Cunha.
Mais informações relacionadas à PPRA.